INSPEÇÃO DE SEGURANÇA EM VASOS DE PRESSÃO (V.P.)

Este, texto tem como finalidade, esclarecer sobre alguns tópicos relacionados, a inspeção de segurança de vasos de pressão em serviço, e classificados conforme a NR13.

- Periodicidade de inspeção : Os vasos de presão em funcionamento devem ser submetidos a inspeção de segurança conforme a NR-13, ou em prazos menores, a critério de um Profissional Habilitado.

- Preparação e execução da inspeção : O profissional habilitado deve elaborar um plano de inspeção com a definição das partes a serem, preparadas e inspecionadas, com base em alguns itens:
* Quando um V.P. possui um prontuário completo e um registro de segurança contendo:
- Histórico de inspeções
- Alterções e reparos executados
- Caracteristicas fisicas do V.P. e de seus dispositivos de segurança
- Livro de registro de segurança ou equivalente
* Quando um V.P. não possuir prontuário ou faltar registro de segurança, o prontuáro deve ser reconstituido na íntegra pelo profissional habilitado de acordo com a NR-13 , contendo alguns dos seguintes documentos:
- Mapa de medição de espessura através de um meio adequado
- Memorial de cálculo com base no código de construção
- Especificação dos dispositivos de segurança
-Abertura do registro de segurança e demais documentos exigidos na NR-13 ou pelo profissional habilitado que será responsável pela elaboração do novo prontuário
* Requisitos de segurança:
- Utilizar EPI’s e EPC’s de acordo com o serviço de inspeção.
- Especial atenção a V.P. que contehnham fluidos : quentes, inflamáveis, e a alta pressão.
- Verificar se os acessos ao V.P. são adequados (essa avaliação deve ser feita pelos orgãos de segurança e de saúde ocupacional).
- O vaso deve ser purgado, drenado, limpo e verificado quanto a presença de gases antes da entrada do inspetor.
- Precauções devem ser tomadas conforme NBR 14787 referente a espaços confinados.

- Requisitos especificos de inspeção : Referente as inspeções a serem realizadas em V.P. que estejam en serviço, ou durante uma parada serão classificados como a seguir:
*Inspeção inicial
*Inspeção externa
*Inspeção interna
*Inspeções extraordinárias
*Inspeções por problema operacional
*Inspeções por alteração operacional
*Inspeção de reconstituição de prontuário
*Inspeção de vasos fora de operação
*Inspeção por alteração e reparo




- Inspeção Inicial : Essa inspeção deve ser realisada quando um novo V.P. for entrar em operação, verificando-se os seguintes pontos:
*Verificação do código de construção do V.P
*Prontuário completo do V.P. emitido pelo fabricante conforme a NR-13
*Plaqueta de identificação
*Certificado do teste hidrostático

- Inspeção Externa : Nesse tipo de inspeção é necessário que se verifique no mínimo os seguintes pontos:
*Vias de acesso ao vaso
*Fundação e suportação quando acessiveis
*Dispositivo de aterramento estático
*Revestimento externo do V.P.
*Bocais, clipes, olhais, flages, estojos e porcas
*Placa de identificação do V.P.
A execução de uma inspeção externa deve ser visual , para este tipo de inspeção não é necessária a remoção do revestimento externo, ao menos que se detecte regiões suspeitas durante a inspeção.
Alguns tipos de descontinuidades devem ser observadas durante a inspeção externa, são elas:
*Perda de espessura
*Deformações
*Falhas no revestimento
*Ruptura de partes ligadas ao vaso, etc.

- Inspeção Interna : Essa inspeção deve ser executada no minimo nos seguintes pontos:
*Antes da limpeza em V.P. em que a deposição de produtos possa interferir em seu funcionamento.
*Nos bocais em especial nas regiões de solda do pescoço com o corpo
*Estojos e porcas dos componentes internos do V.P. quanto a corrosão e quantidade de fios de rosca que fazem o aperto
*Pontos de maior concentração de tensões
A inspeção interna pode ser complementada com algum tipo de END (ensaio não destrutivo), em partes de maior concentração de tensões como por exemplo os bocais.

- Inspeção Extraordinaria : Esse tipo de inspeção deve ser realizado nos seguintes casos:
*Inspeção de problema operacional
*Inspeção de alteração operacional
*Inspeção de reconstituição de prontuário
*Inspeção em V.P. fora de operação
*Inspeção de alteração e reparo







TIPOS DE INSPEÇÕES EXTRAORDINÁRIAS

- Inspeção por problema operacional : Fica a critério de um profissional habilitado este tipo de inspeção que deve ser executada sempre que ocorrer qualquer anormalidade durante sua operação e que comprometa a segurança do V.P. EX:
*Sobrepressão
*Qualquer tipo de vasamento
*Superaquecimento acima da temperatura de projeto do vaso

- Inspeção de alteração operacional : Este tipo de inspeção deve ser realizado, quando forem alterados quaisquer parâmetros operacionais essênciais, pela NR-13, como por exemplo:
*Pressão máxima de trabalho
*Temperatura de projeto
*Modificação de fluido do vaso
*Confecção de nova plaqueta de identificação do vaso, etc.

- Inspeção de reconstituição de prontuário : Este tipo de inspeção deve ser realizado quando o V.P. não possuir o seu prontuário seja por inexistência ou extravio, que deve ser reconstituido pelo código da NR-13, essa reconstituição pode ser de dois tipos: total ou parcial, sempre tomando os seguintes cuidados:
*Efetuar as inspeções periódicas conjuntas, ex: interna, externa, inicial e teste hidrostático
*Elaborar o prontuário do V.P. nas condições atuais em que se encontra.
*Deve ser realizado no minimo 1(um) END (ensaio não destrutivo), para analise de condições do V.P., e a medição de espessura obrigatória.
*Abrir ou atualizar o registro de segurança com suas devidas alterações.

- Inspeção em V. P. fora de operação : Este tipo de inspeção deve ser realizado quando um V.P. for retirado de operação por um certo período de tempo, ou quando se encontra na condição de paralisado e tiver que retornar a operação, considerando sempre alguns critérios importantes, ex:
*V.P. com parada superior a 6 (seis) meses, deve ser inspecionado, e manter seu prontuário e o registro de segurança atualizados.
*V.P. que apresentarem uma certa deteriorização no estado paralizado em um tempo inferior ao de 6 (seis) meses.
*V.P. que se encontram fora de operação, e tenham esta condição anotada no registro de segurança, devem passar por inspeção antes de retornar a operação.

- Inspeção de alteração e reparo : Toda e quarlquer alteração e reparo realizada em um V.P. necessita da elaboração de um projeto por um profissional habilitado, e cujo a inspeção deve ser classificadas como alteração ou reparo, após esta alteração ou reparo.
Após essa alteração ou reparo o V.P. deve ser submetido a um teste hidrostático, nos moldes da NR-13 sempre que houver processo de soldagem em partes pressurizadas.
Os projetos de alteração e reparo para um V.P., devem conter no minimo as seguintes informações:
*Especificação dos materiais aplicados
*Procedimentos escritos para execução de certas atividades, como: soldagem, teste hidrostático, etc.


- Exemplos de serviços que exigem elaboração de projeto de reparo, antes de sua execução :

*REPAROS :
- reparos em juntas soldadas, de partes ou peças que falharam em serviço
- substituição de bocais e conexões com dimensão e características iguais as originais

*ALTERAÇÃO :
- elevação de pressão ou temperatura acima dos limites do projeto original
- inclusão de bocais que não estão no projeto original
- subistituição de partes pressurizadas por outras que sejam diferentes do projeto original
- alguma alteração na geometria do V.P.


- Exemplos de serviços que não exigem a elaboração do projeto de reparo e alteração antes da execução :

* REPAROS :
- reparos nas partes não pressurizadas que não afetem a segurança do homem
- reparos de pintura e outros revestimentos
- reparos de escadas ou plataformas por outros da mesma concepção original


* ALTERAÇÃO :
- alteração da dimensão ou geometria de partes não pressurizadas e que não impliquem em riscos para o trabalhador, e para o equipamento.
- alteração da cor original da pintura, isolamento térmico, etc.
- alterações de pressão e temperatura dentro dos limites máximos e minimos estabelecidos no projeto.


- DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA :

- válvula de segurança e alivio : para a inspeção de segurança e alivio deve ser elaborado um programa de inspeção que determine as frequências e as datas das últimas e das próximas inspeções, podendo ser divididas em 2 (dois) tipos : inspeção interna, inspeção externa.

* Inspeção externa dos dispositivos de segurança :
- o período para a realização da inspeção externa é no maximo de 1 ano, ou então sempre que se verificar alguma irregularidade que interfira, no funcionamento na válvula de segurança ou alivio
* Inspeção interna dos dispositivos de segurança :
- deve ser realizada conforme descrita na, NR-13 ou em prazos menores de acordo com o profissional habilitado.


END – Ensaios não destrutivos

- Alguns exemplos de END’S :

- Medição de espessura (ME) : este tipo de ensaio deve ser executada de acordo com o procedimento adequado ao projeto.
* A medição de espessura deve ser efetuada durante a execução das inspeções ou seja, na inspeção interna, externa ou geral, conforme a NR-13
* Conexões e tubulações de instrumentação devem ser medidas a critério do profissional habilitado.

- Particulas Magnéticas (PM) : este tipo de ensaio somente pode ser realizado em materiais do tipo ferromagnéticos para a detecção de trincas superficiais
* Para a realização deste tipo de ensaio é necessário que a superfície esteja totalmente isenta de pintura ou qualquer outro revestimento

- Ultra-som (US) : é recomendado a execução deste tipo de ensaio, por amostargem em vasos sujeitos a danos por hidrogênio, que operam com NH3, H2S úmido, ou outro meios que geram corrosão sob tensão.

- Liquido penetrante (LP) : este tipo de ensaio deve ser realizado conforme as determinações do código de construção.

- Outros tipos de ensaios : existem outros tipos de ensaios, sejam eles do tipo END ou não, podem ser usados quando se tratar de vasos que representem grandes riscos, ex:

- Testes sob pressão (hidrostáticos e pneumáticos) :

- Hidrostáticos : este tipo de teste deve ser realizado com uma pressão calculada de teste hidrostático, com base no código de construção do equipamento, e sempre que ocorrerem alguns dos seguintes casos :
- o fabricante que não emitir o certificado de um novo V.P. que podera entrar em operação
- após a realização de qualquer solda na parte pressurizada do V.P.
- em inspeções periódicas para teste hidrostático determinada na NR-13
A pressão para a realização do teste hidrostático deve ser calculada pelo profissional habilitado de acordo com o código de construção adotado, outra recomendação é que não se deve realizar frequentemente este tipo de teste, pois o V.P. não deve ser submetido frequentemente a pressões acima da pressão de projeto, oque pode acabar sendo prejudicial ao equipamento.

RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS DE V.P.

* Sempre adquirir V.P.de empresas habilitadas e com registro no CREA
* Cobrar do fabricante do V.P. um prontuário nos termos de construção do código NR-13
* Antes do inicio do funcionamento de qualquer V.P. deve-se solicitar ao fabricante ou ao profissional habilitado, a inspeção inicial e a abertura do registro de segurança
* Contratar ou dispor de um profissional habilitado para a realisação de quaisquer tipo de inspeção .
* Manter toda documentação de isnpeções em local de fácil acesso em que não ocorram deterioração do material.
* Sempre solicitar ART do fabricante e do profissional habilitado que realizar a devida inspeção.

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