Recozimento
Recozimento
O recozimento visa reduzir a dureza do aço, aumentar a usinabilidade, facilitar o trabalho a frio ou atingir a microestrutura ou as propriedades desejadas.
O recozimento é composto de três estágios:
Recuperação - Este primeiro estágio do recozimento é verificado a temperaturas baixas. Nele ocorre um re-arranjo das discordâncias, de modo a adquirir configurações mais estáveis, embora não haja, pelo menos aparentemente, mudança na quantidade de defeitos presentes. Não há nenhum efeito sensível sobre as propriedades do material.
Recristalização – Em temperaturas mais elevadas, verifica-se grande alteração na microestrutura do metal, com variações nas propriedades mecânicas. A recristalização é um fenômeno de nucleação.
Crescimento de Grão – A temperaturas mais elevadas, os grãos recristalizados tendem a crescer, mediante um mecanismo que consiste na absorção por parte de alguns grãos dos grãos circunvizinhos. A força propulsora do crescimento de grão é a energia superficial dos contornos de grão dos grãos recristalizados.
Recozimento Pleno
Consiste em austenetizar o aço e resfriar lentamente
Aços hipoeutetódes - +ou- 50o C acima de A3
Aços hipereutetóides - + ou - 50oC acima de A1
Recozimento Subcrítico e Alívio de Tensão
Este tratamento visa recuperar a dutilidade do aço trabalhando a frio.
Consiste em aquecer o aço a uma temperatura abaixo de A1, normalmente na faixa de 600 a 680o C, seguido de resfriamento lento.
Neste processo não ocorre a transformação da Austenita, pois não chega a temperatura de austenitização.
Fonte: http://www.spectru.com.br/Metalurgia/diversos/tratamento.pdf
Comentários