CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS

UM BREVE CONCEITO

O campo de ciência dos materiais vem -se desenvolvendo rapidamente devido ao conhecimento de que princípios científicos idênticos se aplicam as propriedades dos metais, dos materiais inorgânicos não metálicos e dos materiais orgânicos.
A área de materiais é caracterizada pelo campo de conhecimento e de atuação profissional já plenamente identificado e reconhecido da “ciência e engenharia de materiais”, relacionado à pesquisa e desenvolvimento, produção e aplicação de materiais com objetivos tecnológicos. È a área de atividade associada com a geração e aplicação de conhecimentos que relacionem composição, estrutura e microestrutura, processamento dos materiais e suas propriedades e aplicações.
Análises mais detalhadas das inter-relações entre composição e estrutura, estrutura e propriedades e composições e propriedades, formam os conhecimentos básicos da física e química do estado sólido, das químicas inorgânicas e orgânicas.
Recentemente, desenvolvimentos realizados nas áreas de física e química tornaram possível estabelecer uma tentativa para os fundamentos gerais da ciência dos materiais.
É notável o sucesso que a metalurgia tem tido, relacionando as propriedades, composição estrutura e processamento de metais e suas ligas.
Graças a estes conhecimentos levou-se a adoção de metodologias relevantes a diferentes materiais tais como cerâmicos, semicondutores, materiais plásticos e muitos outros tipos de materiais polimerizados.
Todas essas relações são intermediadas pelos parâmetros de processamento e especificações de produtos ditadas pela aplicação a que se destinam os materiais.
Dentro dos diversos aspectos envolvidos na engenharia de materiais, podemos relacionar os itens que contribuem para uma melhor caracterização desse campo de atuação



A principal caracterização de um material esta relacionada primeiramente a sua formação, como nos mostra o diagrama abaixo:














Microestrutura dos materiais ferrosos ou não ferrosos através de microscopia óptica








Dentre os principais fatores de caracterização dos materiais tais como temperatura, tempo, velocidade de aquecimento e resfriamento, composições químicas desejáveis e seus teores e tipos de impurezas estão inteiramente ligados aos processos de fabricação e aplicação dos materiais utilizados, pois estas aplicações não dependem apenas das propriedades dos materiais, mas também a forma e o tamanho a ser dada a esse material, o que limita os processamentos possíveis.
Como o processamento afeta a microestrutura e propriedades, as aplicações também dependem da disponibilidade de processos como:

Forjamento
Fundição
Laminação
Extrusão e outros processos de fabricação ou conformação dos materiais

Conclusivamente, todo engenheiro, técnico ou profissional relacionado à área de engenharia de materiais, seja ele mecânico, civil, eletricista ou de outra especialidade, está vitalmente interessado nos materiais que lhe são disponíveis.
Quer seu produto seja uma ponte, um computador, um automóvel ou até mesmo um veículo espacial, deve-se ter um profundo conhecimento das propriedades características e do comportamento dos materiais que serão utilizados.
Considerando-se as variedades de materiais usados na manufatura de um automóvel como por exemplo ferro, aço, vidro, plásticos, borracha e somente no aço cerca de 2.000 tipos de modificações, podemos concluir que é muito importante o profissional da área estar sintonizado em sua especialidade.
Com critérios, responsabilidades, escolha do material adequado para uma determinada peça, conhecimento nas áreas de engenharia, a caracterização de materiais constitui-se uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento das tecnologias atuais e futuras utilizadas nos demais variados setores da industria e no cotidiano da vida do ser humano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTIONÁRIO DE PARTÍCULAS MAGNÉTICAS

Líquidos Penetrantes Questionário

Ensaio de Dureza Brinell